É muito comum, crianças que apresentam atraso ou alteração no desenvolvimento da fala e da linguagem apresentarem consequentemente, problemas futuros de aprendizagem.
Crianças com problemas de aprendizagem em decorrência de alterações de linguagem, apresentam dificuldades que comprometem o desempenho na sala de aula.
Alteração no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocasionar déficits linguístico-cognitivos, o que leva à criança ao fracasso escolar.
Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc....
Estas dificuldades na oralidade podem prejudicar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, caracterizadas pelo o processamento mais lento das informações, dificuldades de alfabetização (não compreendem a relação letra-som), dificuldade de compreensão, dificuldade em aprender o alfabeto, lembrar-se de canções, números, nome das cores, dias da semana.
São sintomas de distúrbios de aprendizagem:
Falta de atenção;
Dificuldade na leitura e escrita;
Dificuldades em matemática;
Dificuldade na interação com outras pessoas e de comportamento (podem ser agressivas ou sofrerem "bullyng");
Autoestima baixa (pode levar a sinais como dores de cabeça, dores de barriga, vômitos e febre);
Falta de vontade de ir para à escola.
Ao trabalhar com a criança no desenvolvimento do processo de linguagem e de fala, o fonoaudiólogo está contribuindo com a melhoria da capacidade de aprendizado, e também está habilitado para trabalhar a oralidade e a ajudar no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fatores decisivos para garantir à criança motivação nos estudos já que, constantemente, a dificuldade no aprendizado afeta o desenvolvimento social, autoestima e segurança do aluno.
Por isto a importância do diagnóstico e a intervenção precoce nos atrasos de fala e de linguagem; o que hoje pode ser um atraso, futuramente poderá resultar em uma dificuldade escolar com consequências emocionais e comportamentais.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL